sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Humanização na saúde

Segundo Campos, 2005 a “humanização é a mudança das estruturas, da forma de trabalhar e das pessoas.”

Humanização não é a técnica em si mesma, mas o conceito no sentido amplo da palavra. É o modo de ver o homem, e toda uma filosofia de transformação que passa, necessariamente, pela relação interpessoal.

O olhar do profissional, enquanto equipe técnica, para o usuário do serviço de saúde; o modo como o trabalho é feito e o ambiente físico propriamente dito formam o pilar da humanização.

O hospital como exemplo de estrutura / ambiente; a disposição do quarto, o conforto, como ele é projetado, a cor utilizada na pintura; isso tudo faz parte do conjunto de mudanças do ambiente para maior adaptação do paciente.

A relação da equipe técnica com o paciente, a forma de atuação, a comunicação e o modo como teoria e técnica se unem completam a forma de se pensar a humanização.

A comunicação na área da saúde é fundamental para a diminuição da ansiedade e das fantasias sobre esse universo desconhecido.

Cada um de nós enquanto cidadão pode fazer a sua parte no modo de olhar e ver o outro; sendo assim, a relação enquanto profissional de saúde se estabelecerá naturalmente.

3 comentários:

  1. Sérgio, obrigado pela visita no Hiperestesias. Passei por aqui também e gostei muito não somente do seu Blog, mas também do seu trabalho. Parabéns!
    Hamilton.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, gostaria de trocar ideias com vc a respeito de seu direcionamento eqto psicologo clinico e também hospitalar... quero seguir esse mesmo direcionamento e acredito qeu tens bons ensinamentos e vivencias a respeito disso tudo... Caso vc aceite, gostaria de trocar idéias a respeito e agradeço a atenção. parabéns pelo seu trabalho , ok.
    um abraço forte
    Eliane
    anddyinfo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu também gostei muito
    valquiriamedeiros19@hotmail.com

    ResponderExcluir