segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Depressão (eleita pela enquete)

O termo Depressão pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo de nenhum deles, pode significar uma síndrome traduzida por muitos e variáveis sintomas somáticos ou ainda, pode significar uma doença, caracterizada por alterações afetivas.

É muito comum a banalização do termo “depressão” hoje em dia; e na maioria das vezes existe uma confusão com o sentimento de tristeza. Estar triste é inerente ao homem. Somos todos capazes de momentos que maior introspecção e retraimento. A depressão aparece a partir da intensidade e duração dos sintomas. O que ocorre é que as pessoas não se permitem chorar. Há um culto a felicidade e ao estado de ânimo sempre alegre. As pessoas socialmente precisam sempre se mostrar dispostas ao convívio social, ouvir músicas agitadas, ir a filmes leves. A tristeza, como aprendizado e reflexão; é vista pela maioria como algo ruim.

Driblar a tristeza como forma de escapar da frustração. Mas é a partir das coisas perdidas, da não superação de um obstáculo que a pessoa amadurece. E assim reconhece seus limites e para onde aponta seu desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário