terça-feira, 7 de setembro de 2010

Réquiem para um sonho

Um filme é a transformação do pensamento em palavra escrita, e esta, em imagem. Assim, podemos nos deter ao título do filme – Réquiem para um sonho como início de nossa interpretação.

Réquiem é uma palavra que, segundo o dicionário Houaiss, pode significar na liturgia: “prece que a Igreja faz para os mortos” e na música “composição sobre o texto litúrgico da missa dos mortos cujo intróito começa com as palavras latinas requiem aeternam ('repouso eterno')”.

O filme estabelece a relação direta entre vida e morte. Os personagens, cada um com seu vício, mostram-nos uma realidade cruel sobre até que ponto pode chegar a degradação humana.

Retomando o sentido de réquiem, podemos pensar em prece para os mortos; prece para aqueles personagens que vivem à margem da sociedade; prece para aqueles que como os personagens vivem suas vidas, exilados em si mesmos; e por fim, prece para todos que se arrastam até um final óbvio e de tão cruel muitas vezes nos vemos pensando e imaginando que eles possam morrer antes da deterioração total.

Se pensarmos que réquiem contém, na música, passagens bíblicas para a entrada de mortos no céu, defrontamo-nos com uma antítese. Céu simbolizando o paraíso (na concepção da Igreja) versus os personagens que vivem seus vícios e muito possivelmente não é visto como pessoas que caminham para o céu (“repouso eterno”).

O filme gira na antítese vida e morte. E desta forma, conta as diversas histórias sem maquiagem, sem suavizar. Somos colocados em estado de choque ao assistirmos o caminho que cada um traça em direção à degradação. É preciso colocar os nossos pré-conceitos em suspensão para então nos aproximarmos das histórias contadas.

O filme, através de imagens cruas, é uma grande missa dos mortos. E as palavras antitéticas vida e morte saem do roteiro e ganham a poltrona do cinema; estando ao nosso lado.

Um comentário:

  1. muito bom o texto

    e claro Requiem e um filme divino

    e um daqueles filmes que vc não pode morrer sem ter asistido

    ResponderExcluir