domingo, 29 de agosto de 2010

Ciência x Religião

O tema vencedor da enquete é ciência versus religião. Podemos conversar sobre esse assunto por horas. Resumi através do pensamento de Ian Barbour a relação de aproximação e oposição apresentadas abaixo. É para vocês pensarem e despertar a curiosidade em saber mais sobre o tema.
A sociedade e a mídia de forma geral insistem na propagação da idéia de que ciência e religião são conflituosas e disputam o mesmo espaço. Sabemos que nem sempre foi assim. Até o período do Iluminismo, ambas caminhavam juntas e por vezes misturadas. Basta lembrar de Galileu quando relacionou o estudo natural dos corpos celestes com a doutrina bíblica.
O físico e teólogo Ian Barbour relaciona quatro maneiras de se relacionar religião e ciência:
conflito; independência; diálogo e a integração.
Barbour relata o
conflito óbvio entre a criação do universo. A independência é difícil de manter, mas ao mesmo tempo não é olhar para ciência ou religião de forma hostil. O diálogo pode ser exemplificado com teoria científica do Big Bang que não aceita a teoria bíblica da criação do universo. A maior integração ocorre quando: tanto a ciência como a religião contribuem para uma visão de mundo coerente, desenvolvida numa metafísica abrangente.
A Psicologia, por exemplo, aproxima-se tanto da ciência (áreas biológicas e naturais – neurociências, cognitiva) como da religião (áreas humanas – psicanálise e outras teorias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário